>Conhecendo o Islamismo

>

Li esse livro para o mestrado, por indicação da minha orientadora. Estando ainda no primeiro período do curso, li o texto por ser uma apresentação básica ao islamismo – leitura necessária para mim, já que pretendo estudar um dos aspectos da religiosidade islâmica: a santidade (que, já sei, é uma noção bem controversa dentro da religião). Como eu escrevi no último post, esta resenha é a primeira que faço no emeu Book Journal – no caderno, só tive espaço pro esqueleto – e aqui ampliei e melhorei um pouco.
O pequeno livro de 100 páginas é uma boa introdução ao islamismo. Dividido em nove capítulos (origens e desenvolvimento histórico,aspectos do divino, textos sagrados, pessoas sagradas, princípios éticos, espaço sagrado, tempo sagrado, morte e vida após a morte,sociedade e religião), conta ainda com glossário, índice dos principais termos e bibiliografia.
A linguagem é simples, mas não simplória, e os termos próprios do islamismo são bem explicados.Mesmo sendo um pequeno livro introdutório, os aspectos de religião e religiosidade são bem apresentados,deixando um gostinho de “quero mais”. Além desses aspectos, é apresentada brevemente, ao longo do livro,a história e o desenvolvimento da religião. Sendo o livro tão curto, nada é aprofundado – nem mesmo as questões polêmicas – mas a bibliografia ao final(toda em inglês) direciona a um aprofundamento. Senti falta de explicações dos símbolos – como o crescente, por exemplo.
A apresentação não deixa de ter falhas. Uma delas é que alguns temas polêmicos são citados, mas só. O que é ruim, por exemplo, quando se fala sobre a posição da mulher na sociedade: como o espaço é curto, não há espaço para aprofundamento. Sendo assim, quase não se explica nada e somos obrigados a recorrer a bibliografia. O livro sendo de um americano,a bibliografia está em inglês, o que dificulta para alguns. Outra falha é que alguns capítulos são curtos demais, quase não informam nada. Em defesa do autor, o livro faz parte de uma coleção de pequenos livros introdutórios a diversas religiões – como o budismo, ou o hinduísmo – o que leva a crer que a organização dos livros é padronizada, não dando muito espaço de manobra para os autores.
Resumo da ópera, é um bom livro introdutório, mas se fosse maior seria melhor. Com a bibliografia, é possível se aprofundar nos pontos em que se sente falta. A bibliografia é toda em inglês, mas sendo o autor americano não iria ser muito diferente. Cabe a mim e a outros malucos que resolveram se aventurar nessa seara do islamismo produzir mais bibliografia. Enquanto isso não acontece, fiquem com este aqui e os outros que vou lendo e resenhando por aqui(ainda são poucos, mas cada vez mais se publica sobre islamismo aqui no Brasil).
Nota 3 de 5.
Anúncios

Um comentário em “>Conhecendo o Islamismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s