>Novo blog: Filha de Clio

>

Como pode-se reparar, o sub-título desse blog, Um lugar sobre História e Cultura, sumiu. E não foi por uma razão aleatória. Decidi separar os dois assuntos originais do blog, História e Cultura  em dois blogs diferentes. Aqui, no Casa da Ceinwyn, fica o conteúdo majoritário do blog: meus comentários sobre cinema, literatura, música, internet e dicas. O meu novo blog, Filha de Clio, fica destinado a História. Depois de uma semana fazendo ajustes aqui e ali, e tendo já postado duas vezes por lá (Alegoria da Pintura, Johanes Vermer e Conferência de Yalta) estou aqui apresentando o dito.
Além desses dois posts, escrevi ainda uma apresentação da Clio (para se entender o nome do blog, logicamente). Aqui vai uma prévida apresentação, querendo ler o texto completo é só clicar aqui:
Clio (Kleio, em grego) é a musa grega da História, e portanto musa desta que vos escreve e de seus companheiros de profissão. Na mitologia, ela,como todas as suas oito irmãs, é filha de Zeus e de Mnémosine (titã, a memória).Preside a eloqüencia,sendo a fiadora das relações políticas entre homens e nações. Divulgadora e realizadora de celebrações.Sendo também musa da criatividade,atribui-se a ela a invenção do violão.

Escrevi ainda uma apresentação da minha paixão por História ao longo da minha vida, até o presente:

Alinde Gadelha Kühner, a filha de Clio, é uma jovem historiadora recém-formada, mestranda em História Comparada (especializando-me em História da Península Ibérica medieval). A paixão por História remonta à infância, quando ávida leitora de Monteiro Lobato. Os livros em que Lobato escreveu usando elementos de mitologia grega (daí o nome do blog), e especialmente História do Mundo para as Crianças, fez com que a garotinha do primário sonhasse com o dia em que teria aula de História separada de Geografia (no primário, eram os Estudos Sociais…). [Mais]

Como não podia deixar de ser, uma página no próprio blog sobre o que se pode encontrar no mesmo:

Quando pergunto o que acham de História, parte dos entrevistados respondem que “é uma decoreba só, é só saber o que aconteceu em determinadas datas”. Trocando em miúdos, uma matéria inútil sem nenhuma ligação com a nossa vida e com outras disciplinas. Para não dizer que é uma matéria chata. [Mais]

Torço para que visitem e gostem do novo blog, prometo ao menos uma atualização semanal para cada. E só, porque afinal de contas tenho aulas pra dar, mestrado pra estudar…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s