O dia em que a Alinde comprou uma Veja.

Calma, calma, queridos leitores. Não enlouqueci. Ou passei a acreditar na Veja. Ou passei a achar o Digo Mainardi o máximo. Chega, tava indo longe demais. Não não, longe desses absurdos. Então por que diabos comprei a Veja? Agora vem a resposta: culpa da Izze. Izze? Quem??? A resposta: essa pessoa dessa foto aqui:

Bom, a pergunta continua sem resposta, né? Então vamos lá: Izze é uma estudante de jornalismo catarinense que compartilha vários gostos comigo e por isso nos esbarramos nessas minhas internerdanças. Foi por isso que eu comprei a Veja: por ter esbarrado com essa criatura fofa há alguns anos já e ter mantido contato. Mas não foi por isso (óbvio) que ela foi parar na matéria de capa da Veja. Foi porque ela tem um blog – o r.izze.nhas – em que ela ganha livros de editoras pra resenhar, e resenha muito bem – alguns livros entraram para a minha fila de leituras graças a ela. E foi por causa do blog que ela agora teve seus 5 min de quase fama: a matéria de capa é sobre o quanto a leitura por prazer é importante para a formação de alguém, e o quanto a internet pode ajudar a formar novos leitores. E é aí que a Izze entrou na matéria: com o blog dela, divulga e resenha lançamentos, tendo o seu papel (comprovado por mim) na difusão da leitura. E ela também está lá por outro motivo: por ter se tornado uma bibliófila a partir da paixão desencadeada por Harry Potter – e o outro ponto importante da matéria é argumentar contra a falácia de que best sellers formam apenas leitores de best sellers.

Ainda sobre a matéria, não há lá nada que eu não saiba há tempos ou ideia que eu não defenda. O papel da internet na difusão da leitura eu sei porque vivencio isso. O papel dos best sellers, idem. E a matéria insiste ainda em outro ponto, que nunca é demais mesmo repetir: o quanto a leitura prazeirosa é importante para a formação de uma pessoa. Sendo uma matéria da Veja, não admira o quanto ressaltaram o aspecto dos ganhos práticos com o acréscimo do hábito da leitura na vida de um indivíduo. Mas também não deixou de se falar no acréscimo na formação humanística, o quanto a leitura é importante para se refletir sobre o mundo à nossa volta. Por fim, alguns gráficos que procuram demonstrar como a leitura de Harry Potter pode levar a Shakespeare. Não concordei muito com os caminhos apontados nos gráficos, mas enfim – esses caminhos pelo mundo da literatura realmente são bem pessoais.

A querida Mari escaneou a reportagem, disponível aqui no blog dela, o Blá Blá Blá Aleatório. E a Izze escreveu sobre a matéria aqui.

9 comentários em “O dia em que a Alinde comprou uma Veja.

  1. Ai, obrigada por ler a reportagem e por ter feito esse post bacanudo, Alinde!

    Acho que vou cobrar comissão por ter ajudado na venda de alguns exemplares da revista hahahaha

    Beijão!

    Curtir

  2. Boa razão pra se comprar uma Veja, Alinde. E post muito legal, adicionei o da Izze na minha lista. abração

    Curtir

  3. Alinde, concordo com tudo o que você disse da Veja, sobretudo com relação ao Diogo Mainardi, que odeio, mas devo confessar que sou assinante, fazer o quê? Pra criticar temos de conhecer, sou jornalista e preciso ver as tendências… O fato é que adorei a matéria sobre jovens e literatura, até fiz o post, que você comentou. Obrigada pela visitinha e por querer me acompanhar.
    Estou aqui retribuindo e posso garantir que já gostei do seu blog, ele me conquistou, adorei os posts e aos poucos vou colocando os meus comentários.
    Que a literatura continue a unir cada vez mais leitores na blogsofera. Bjs.

    Curtir

    1. Que bom que gostou do meu blog :D. Fico muito feliz, porque afinal se escrevo é pra ser lida. Quase fiz jornalismo,acabei fazendo História, mas a paixão de escrever nunca passou. Não tendo seguido o caminho do jornalismo, fico aqui blogando pra saciar a minha vontade de escrever sobre outras coisas que não a minha pesquisa acadêmica. Uma das boas partes de não ter feito comunicação é não precisar ler Veja por força da profissão, leio revistas de divugação de História, muito mais aprazíveis 😀
      E tenho grande confiança mesmo que a literatura e outros bons assuntos continuem unindo pessoas na blogosfera, nossos comentários uma no blog da outra comprovam isso 😀
      Bjs

      Curtir

  4. Olá, encontrei seu blog no Jane Austen Em Português e logo me chamou atenção o título do post “O dia em que a Alinde comprou uma Veja”…Compartilho com a sua opinião e o dia que eu achar o Mainardi e a Veja legais podem me internar hahaha

    Curtir

Deixe um comentário