Dia da Toalha

Hoje, 25 de maio, é comemorado o Dia da Toalha. Por que diabos essa comemoração e esse dia, um incauto pode perguntar. Outra pergunta incauta: mas não seria hoje o Dia do Orgulho Nerd? Don´t panic! Aqui vou eu responder brevemente essas questões.

Primeiramente, vamos ao Dia da Toalha, comemorado há exatamente dez anos. Douglas Adams, mais famoso por ter escrito a série Guia do Mochileiro das Galáxias, tinha morrido duas semanas antes do dia 25/05/2001. Fãs e amigos, então, decidiram homenagear o morto, e para a homenagem escolheram a toalha como símbolo de homenagem.

O incauto ainda não entendeu o por que da Toalha, né? Não leu Guia do Mochileiro, eu cito aqui a página do livro em que ele descreve a importância da toalha para um mochileiro das galáxias. E vai ler a série, menino! Ficção científica bem humorada e com humor corrosivo está aí pra ser lida! Anda, termina de ler o post, sai do blog e vai aproveitar as promoções do Guia, vai! E vamos a um dos trechos que mais me fizeram rir nos últimos anos:

“a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido ao seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kabrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal [um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você — estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz]; você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e, naturalmente, pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.

Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito [isto é, um não-mochileiro] descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dente, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc., etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está a sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito. Daí a expressão que entrou na gíria dos mochileiros, exemplificada na seguinte frase: “vem cá, você sancha essa cara dupal, o Ford Perfect? Tai um mingo que sabe onde guarda a toalha. [Sancha: conhecer, estar ciente de, encontrar, ter relações sexuais com; dupal: cara muito incrível; mingo: cara realmente muito incrível]“.

E o Dia do Orgulho Nerd? Essa ideia aí foram os espanhóis que tiveram. Hoje comemora-se o dia do lançamento do primeiro Guerra nas Estrelas, em 1977. Há 34 anos George Lucas lançava o início de uma das trilogias mais legais do cinema. Então os nerds espanhóis, em 2006, tiveram a ideia de fazer desse dia o “dia do orgulho friki”. Dois anos mais tarde os americanos aderiram, e o que os americanos aderem… é, em qualquer ambiente isso se dá. Mas por que então não coloquei o Dia do Orgulho Nerd no título do post, como fiz ano passado? Por alguns motivos. Primeiro que nem todo nerd gosta de Star Wars, então não é um bom dia pra representar a “classe”. Segundo que acho uma bobagem ter um dia específico pra ter orgulho de ser algo – se você se sente nerd, tenha orgulho disso sempre, e não apenas hoje. Mas por que sempre falo do Dia do Orgulho Nerd então? Porque o dia atrai promoções e eventos bacanas em torno de coisas que eu gosto, afinal dentro dos meus interesses, muitos são considerados nerds(como o da Saraiva que vai acontecer hoje, e que depois comento). Porque atrai pessoasque do pro blog (sempre tem alguém que ainda não entendeu o porque do Dia do Orgulho Nerd ou porque do Dia da Toalha).Porque 3 dos meus 6 leitores se consideram nerds, ou próximos a isso. Porque adoro Star Wars e nunca é ruim lembrar a data da estréia do primeiro filme. E porque o blog é meu e eu falo do que eu quiser aqui, no final das contas.

Anúncios

7 comentários em “Dia da Toalha

  1. Que post mais informativo e bom este! Gostei de saber um pouco mais sobre o Dia da Toalha que, aliás, achei bem interessante. Inclusive, preciso urgentemente ler este livro, uma leitura que já devia ter feito e que venho adiando por causa de outras mais urgentes, mas assim que der eu vou ler. Pelo trecho que você colocou já deu pra sentir que vou gostar muito.
    Também gostei de saber mais sobre o Dia do Orgulho Nerd. Foi bom ter passado por aqui. Beijos!

    Curtir

    1. É, vc não é nerd. O Marcelo também não.

      Ei, daonde veio na minha cabeça a informação de que você gosta de Star Wars então?

      Curtir

  2. ” porque o blog é meu e eu falo do que eu quiser aqui, no final das contas.” = a cereja do bolo. Aquarianas e sua invejável sutileza. o/

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s