Foto bibliófila da semana #2

Presentes *.*

A foto é dos dois presentes que ganhei essa semana. O livro chegou na quinta, como disse aqui.

O adesivo é um ex libris que a minha querida amiga Lilian “Indily” fez pra mim. Ela fez apenas a imagem,claro. Ganhei esse presente há alguns meses, mas sempre deixava a impressão pra depois. Aí depois de ganhar o livro, e sendo ainda início de mês, resolvi parar de procrastinar e imprimir logo. Uma graça, não? *.*

Pra quem não sabe o que é ex libris, vamos à Wikipedia:

Ex libris é uma expressão latina que significa literalmente dos livros empregada para determinar a propriedade de um livro. Portanto, ex libris é um complemento circunstancial de origem (ex + caso ablativo) que indica que tal livro é “propriedade de” ou “da biblioteca de”.

A inscrição pode estar inscrita numa vinheta colada em geral na contra capa ou página de rosto de um livro para indicar quem é seu proprietário. A vinheta em geral contém um logotipo, brasão ou desenho e a expressão “Ex libris” seguida do nome do proprietário. É possível que contenha um lema, ou citação.

Inscrições de propriedade em livros não eram comuns na Europa até o século XIII, quando outras formas de biblioteconomia se tornaram comuns. No Brasil, o “ex-líbris” da Biblioteca Nacional foi criado em 1903 pelo artista Eliseu Visconti, responsável pela introdução do art-nouveau nas artes gráficas do País.

Quando a marca de propriedade de um livro é gravada na encadernação, recebe o nome de super libris.

5 comentários em “Foto bibliófila da semana #2

  1. Eu não tenho um ex-libris. A única coisa que meus livros têm para indicar que são meus é o meu nome na folha de rosto… Mas eu só escrevo nos livros que eu já li, então tem toda uma estante que não foi autografada xD

    Curtir

    1. Eu não fazia a menor ideia do que queria pro meu, só sabia que queria um. Eu amo o Cheshire Cat, e tenho blog e tals. Daí minha amiga se inspirou e fez, sem eu pedir – só de saber o que gosto muito 😀

      Curtir

  2. Legal, Alinde.
    Ficou lindo mesmo!
    Eu ainda não consegui fazer um ex libris, mas pretendo um dia ter um e organizar melhor meus livros que, por enquanto, estão dentro do meu guarda-roupa, em meio a objetos e papeladas (rs).
    Beijos.

    Curtir

    1. Vai pensando no que quer, é difícil pacas escolher.. minha sorte é que minha amiga se inspirou =p
      E se tem espaço pra estante, estante de metal vale…. rsrs tomara que consiga organizar logo, livros organizados ficam tão bonitos… *.*

      Curtir

Deixe um comentário

