Música e amizade

Imagem

Jogando Song Pop, pensei algumas coisas sobre a relação entre música e amizade. Pode-se dizer que é um jogo besta de uma rede social (pra quem não sabe,um joguinho do Facebook em que se disputam adivinhações musicais). Claro que é um joguinho social besta. Mas tem uma coisa que esse joguinho besta faz que outro ainda não fez: aproximar, ao menos um pouco, pessoas. Mesmo que seja uma proximidade apenas de chat de facebook. Mas já é uma proximidade. Agora mesmo estou conversando com um colega de escola que não vejo há anos. Conversa motivada por um joguinho.

E conversa das que mais gosto de ter: sobre música. Não que eu seja grande entendida do assunto, tenho um violão encostado no quarto por conta da minha preguiça em afinar. Não que eu tenha o maior e melhor conhecimento musical do mundo, estou bem longe disso (mas minha coleção é razoável). Mas é uma das minhas maiores paixões, e sou uma pessoa que adora compartilhar o que amo (a não ser namorado).

Adoro bater papo sobre meus gostos, e ver amigos motivadas por eles – como ir a um show conjuntamente, por exemplo. Já não sou mais adolescente, não defino mais minhas amizades pelos gostos musicais. Sim, eu definia. Excluía. Mas agora sou mais legal, sento no bar com pessoas que têm uns gostos horríveis, sem ligar pra isso. Mas que é uma delícia saber que se pode convidar uma pessoa pra qualquer showzim e festinha, isso é. E raras são as pessoas que posso fazer isso.  Culpa do meu gosto excêntrico – quantas pessoas posso chamar pra uma festa gótica, depois uma festa de punk irlandês e em seguida pra uma Riobilly? Quando acho uma dessas, fico muito feliz. Isso, claro, quando não existe algum impeditivo pra amizade – às vezes comportamentos fazem pessoas com gostos musicais praticamente idênticos não desejarem uma a companhia da outra, ao menos não com frequencia.

É, não é o gosto musical que determina uma amizade. Mas pode contribuir pra nascer, ou renascer. Ou ao menos pode contribuir para que hajam tréguas entre duas pessoas, no momento em que papeiam sobre suas preferências. De qualquer forma, a chance que essas dimensões de nossa vida confluam é tão grande que geram discussões intermináveis (que não quis citar aqui), e livros, e.

Anúncios

2 comentários em “Música e amizade

  1. Realmente, é muito divertido. São duas coisas que fazem a gente sentir esse gosto pelo Song Pop: a ilusão de estar jogando em tempo real com outra pessoa, e as conversas que a experiência gera. É de longe o melhor ‘jogo social’ inventado.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s