Janeiro, o mês de Jano

janus_15984_lgComo começo da temporada 2013 do Casa da Ceinwyn, pensei num pequeno projeto de postagem para o blog. Em cada semana inicial de um mês, explicar um pouco da origem do nome do período mensal corrente.

Passei os dois últimos dias pesquisando sobre Jano, o deus romano dos princípios. Jano (Ianus) é um dos deuses que exclusivamente romanos. A ele se deve a denominação de Janeiro (Ianuarius) para o primeiro mês do ano.

Ao que se indica, os meses de inverno não eram calenderizados nos começos de Roma. O ano começava em Março. Ovídio dá uma bela explicação para a mudança no calendário. Em seu poema Fastos, sobre os seis primeiros meses do calendário romano, ele encontra Jano no primeiro dia do ano e pergunta a ele porque a virada do calendário se dá no inverno e não na primavera. O deus responde:

Midwinter is the beginning of the new sun and the end of the old one. Phoebus and the year take their start from the same point.

A Jano se consagravam todos os inícios. Portava uma chave por ser o deus guardião das soleiras, inclusive sendo o “porteiro” de Júpiter. Tendo dois rostos, um olhando em cada direção, tinha conhecimento sobre o futuro e sobre o passado. Antes de qualquer ritual destinado a outro deus, Jano recebia primeiramente um sacrifício, para então “convocar” o deus desejado. O templo de Jano ficava fechado em tesmpos de paz, para mante-la em Roma, e aberto em tempos de guerra, para que os soldados tivessem uma volta garantida, fisicamente e civilmente. Um deus simbolizando começos, fins, recomeços.

Particularmente, adoro que o nome do primeiro mês do ano traga essa simbologia. Pensar no futuro sem esquecer o passado. Um momento de início de novos planos e realizações sem esquecer a possibilidade de reaproveitar e repensar o que se viveu até o momento. E é assim que começo todo ano. Pensando no que fiz de bom e ruim até ali, e como posso aprender com esses momentos. Planejando o futuro oróximo a partir daí e dos meus objetivos. E torço para que em 2013 os seis leitores do blog se inspirem em Jano para começarem o ano de forma produtiva.

Anúncios

Um comentário em “Janeiro, o mês de Jano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s