Meus cadernos de leitura

Atendendo ao pedido da fofa da Mari, vou mostrar os meus cadernos de anotações de leituras.Pois é, tenho alguns cadernos para anotações relacionadas a livros. Só vou mostrar os cadernos usados para anotações de leituras de lazer, mas as leituras de estudo/trabalho seguem a  lógica temática.

IMG_20160509_120813

O primeiro caderno é unicamente para listas: metas literárias, livros lidos, livros novos (comprados e presentes), livros do Kindle (é mais prático pra saber o que tenho do que ver no aparelho), livros físicos não lidos (apenas os de ficção/lazer), wishlist (nunca fica zerada. Nunca. Mesmo já tendo uma biblioteca).

O segundo caderno (Livro de Marcar Livros) também é de listas: a maioria das listas eu sigo as proposições das autoras, mas algumas eu adaptei aos meus hábitos. Além das listas da foto abaixo, ainda se encontram: vencedores do Nobel, do Jabuti, do Pulitzer, do Man Book Prize for Fiction, autores favoritos, livros favoritos, minhas história em livros. Um ótimo acessório para  futuras leituras e futuros posts literários

IMG_20160509_125409015_HDR

O 501 Must-Read Books – Book Journal é outro desses cadernos comprados em livrarias sobre hábitos de leituras. Nele, há espaço para 58 micro resenhas, wishlist, livros emprestados, livros que peguei emprestado. No final, a lista dos 501 livros selecionados neste livro aqui (até agora, li 25. Não que eu queira ler todos). Para quem ficou curioso, essa é a lista.

Os três últimos cadernos são para as anotações feitas durante a leitura. O primeiro, das fadas da Disney, não tem tema específico. Os outros dois, tem. No caderno da Bela estão as anotações referentes a mitologias, poesias e contos tradicionais. Anotações inclusive de teoria acerca desse tipo de literatura. O último caderno, o mais bonito de todos, é o meu moleskine especial d´O Hobbit, em que ficam as anotações dos livros do Tolkien e sobre a obra dele. Não ia conseguir ter um moleskine sem uso, então deixei só pro Tolkien. Fiquem com a beleza da capa dele, a foto de cima não faz jus:

IMG_20160509_133339162

Anúncios

3 comentários em “Meus cadernos de leitura

  1. “Livros que amei” é uma série delicada, com pessoas que compartilham seu amor por alguns autores e textos e que inspiram a gente a coletar inspirações, reflexões. Já em “Ponto de Vista”, do Somerset Maugham, a algum tempo, achei esplendido seu modo de comentar a obra de Goethe. De uma liberdade, e pensei em registrar aquilo que me chamava a atenção, com o que eu já sabia sobre, algo bem particular mesmo. Italo Calvino, em Por que ler os clássicos, me fez lembrar o mesmo propósito. Mas, nunca consegui um formato ideal. Tempo /o\ de qualidade utilizo pra pesquisa e leitura, mas é verdade também que eu gostaria de obter um sistema pronto e lutando comigo para não me sentir roubada de minhas leituras quando dedico tempo para outras questões. Gostei de sua indicação, mesmo que precise editar um pouco, parece uma boa sugestão.

    Curtir

  2. Eu também usava cadernos para anotar leituras, mas fui perdendo o hábito aos poucos. Vendo seu post deu uma vontade de voltar a fazer isso, ainda mais que sou a rainha dos caderninhos! Tenho tantos que nem sei onde guardar

    Curtir

    1. Amo caderninhos também. E anotar é lindo, além de ser um lembrete das leituras, pode ser uma boa forma de controlar as compras 😉

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s