Passeios virtuais

Sempre quis ter um nome para posts de links, mas nunca achava um. Daí tive essa ideia: como este blog é a minha casa virtual, os posts de links vão ser os passeios para fora de casa, e nestes posts indico passeios que fiz e que acho, podem ser legais para os 6 meus leitores. Pelo menos para alguns deles.

tumblr_lebehtq7w31qbemqao1_400

Comecemos então. A pessoa que me acompanha pela interwebs afora já percebeu qual é o meu conto de fadas preferido: A Bela e a Fera. Meu primeiro contato com a história foi pela Disney, e embora o estúdio tenha adocicado muito a história, eu continuo amando. A Bela da Disney é bibliófila como eu, e aprende a amar uma Fera, apesar da aparência repugnante e dos maus modos. Prefere a Fera ao Gaston, bonito e idiota… enfim, foi identificação imediata, há 20 anos atrás. Ué, mas não era pra falar disso, mas oferecer links… acontece que essa semana eu dediquei meu tempo de folga do mestrado para catar coisas referentes à história, então parte dos links se referem à minha princesa favorita e à Disney:

Tumblr Disney Princess – tag Belle: 13 páginas para se deliciar com imagens dela (algumas repetidas, mas fazer o que).

Tumblr Fairytaile Inspiration – tag Belle: 3 páginas de imagens (entre elas alguns vestidos amarelos que remetem ao glorioso vestido final)

Cinderella Bibliography – Russell A. Peck. Longo texto com referências ao conto da Bela e a Fera, a Cinderella está ali pelas semelhanças entre as duas. Em inglês.

Madame Beaumont – Beauty and the Beast. Versão da história escrita em 1756, é a principalmente a partir dela que se fazem as novas adaptações. Em inglês.

Terri Windling, sobre a Bela e a Fera. Um breve histórico sobre o conto e algumas adaptações, sendo a parte chata “mimimi Disney adocicou demais”. Se não sabe inglês, use o Google Translator.

SurLaLune Fairy Tales – Beauty and the Beast.  Ótimo site sobre contos de fadas, eis aqui a parte sobre o meu preferido.

beast

Procurando por Walter Crane, ilustrador do século XIX, tive vontade de ver algo sobre História da Arte a partir de um fantástico site descoberto por causa dele. Van Gogh´s Ear, o site. Atualizado diariamente, cada dia um artista plástico aniversariante é homenageado. Descobri o blog descobrindo que Walter Crane nasceu em 15/08, e a ilustração do post é a que está acima. O primeiro link é do primeiro ano do projeto, e aqui o link do segundo ano , 2011Smiley de boca aberta

Navegando pelo Tumblr, nos momentos de folga, descobri um fantástico Tumblr dedicado à História da Arte – a cada dia o dono do Cave to Canvas homenageia um artista plástico, postando várias obras do homenageado. Hoje, primeiro de setembro, Tamara de Lempicka foi a homenageada.

Finalizando, mais um Tumblr de arte: Curioos Art, com imagens de artistas contemporâneos do mundo todo. Vez ou outra aparece algo genial, e quase nunca detesto o que aparece ali Smiley de boca aberta

Anúncios

3 comentários em “Passeios virtuais

  1. Coincidências. Ontem assisti esse desenho com a minha filha pela primeira vez e ela adorou. Ceinwyn não sei se interessa, mas o que me marcou em relação a Bela e a Fera foi o filme de Jean Cocteau “La Belle et la Bête” de 1946. Este é um filme que eu recomendo muito.
    Um abraço.

    Curtir

  2. AMO AMO AMO A Bela e a Fera. Também sempre me identifiquei com a Bela, e meu sonho de consumo desde os 5 anos de idade é aquela biblioteca mágica da Fera. Lindo, luxo, glamour.
    =D

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s