Modinhas, porque não precisam incomodar

Estava querendo voltar com o blog há um tempinho, mas não encontrava nada que me fizesse querer escrever imediatamente. O assunto aqui nem me é assim tão caro, mas como pontapé serve.

bazzingaEstava no Facebook (pra variar um nada) quando me deparei com o seguinte post:

Uma coisa vem me incomodando: e de repente ser nerd é ser cool, individuo lê 2 livros, assiste a um seriado meia-boca, e uma historia em quadrinhos mainstream, se acha o master em tudo quanto é assunto.
Quando não é pior, cria pagina blogs, e perfil nas redes sociais para despejar a opinião deturpada e fraca.
Sinto falta de até a algum tempo atras, podia-se ler um livro/HQ com os comentários do tipo, “nossa que livro grande” ou “nossa esse ‘gibi’ não é muito forte?”
A grande questão é que quando algo faz parte da sua vida, você se sente incomodado com tudo isso.

O Victor, autor do post, eu conheci porque somos fãs de Tolkien e frequentamos um fórum sobre o autor, a Valinor. Lá debatemos não só sobre o autor britânico, mas sobre literatura em geral, quadrinhos, cinema… um antro de nerdice, enfim. Saindo da apresentação do autor da citação para o post em si, comecei respondendo por lá mesmo que não me incomodo com a modinha:

Não fico incomodada. Moda passa, as pessoas que realmente passaram a gostar de cultura pop vão ficar. Enquanto não passa, filtro com mais cuidado os sites e fico rindo dos bazingueiros. E outra, uma coisa boa essa modinha trouxe: agora é BEM mais fácil comprar derivados, como camisas,chaveiros e etc. Meu lado consumista tá se esbaldando, aproveitando pra estocar LOL

Glossário: bazingueiro é o sujeito que assiste The Big Bang Theory, o sitcom da imagem acima, e se acha nerd por isso. O seriado tem como tema o cotidiano de quatro nerds (depois o elenco ampliou um pouco). Começou bem, mas confesso que enjoei. LOL é abreviação de Laugh Out Lough, uma forma abreviada pra hahahahahahha.

 

Continuando o motivo pra não me incomodar com essa e outras modas (como o uso de caveiras). Além de facilitar o consumo e estocagem, pode ser que contribua pra diminuir estereotipização daqueles que gostam de quadrinhos, ou RPG, ou mesmo rock e caveiras. Rezo pra isso. Está mais do que na hora das pessoas terem o direito e a coragem de se assumirem como são sem medo de serem alvo de bullying. Quantas meninas não estão usando caveiras porque finalmente tiveram coragem pra tal, agora que não vão ser estereotipadas por isso? E lendo quadrinhos, talvez, agora que já não é tanto só coisa daquele ser que tem medo de gente (com razão, diga-se, porque ser estereotipado NÃO é fácil, eu que o diga). Aliás, aquele cara, aquele mesmo, tão desprezado na época do colégio, agora já não é considerado TÃO anormal assim. Talvez eu esteja sendo otimista demais. Talvez, quando essas modas passarem, nerds e rockeiros/fãs de caveira voltem a ser tão estereotipados como sempre foram. Mas acho que seremos menos. Acho que será algo mais comum.

Enquanto a moda não passa, vamos rir. Porque vai, um ser se chamar “nerd” depois de ver um seriado e um filme de herói é de uma ignorância de rir. É engraçado um cara que nunca teve que esconder que estava comprando quadrinhos ou pegando um conto de fadas emprestado na biblioteca do colégio achar lindo ser chamado de algo que até 5 anos atrás era um belo dum estereótipo que marginalizava. Um sujeito que não conhece NADA de cultura pop, que não aguenta uma conversa de 5 minutos comigo (e nem posso ser chamada de nerd, pelos parâmetros de 5 anos atrás). É melhor rir do que se irritar com eles. Daqui a 5 anos, ou 10, nem vão se lembrar do que leram/viram. Mas o nosso mercado vai estar mais fortalecido. E quem sabe nossos filhos vão ter menos vergonha de ler quadrinhos e contos de fadas aos 10 anos de idade, vão ter menos medo de sofrer bullying por isso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s